Central de Ajuda

O que é um Webinar?

É um tipo de conferência pela web, na qual a comunicação é de uma via apenas, ou seja, somente uma pessoa se expressa e as outras assistem. A interação entre os participantes é limitada apenas ao chat, de modo que eles podem conversar entre si ou enviar perguntas ao palestrante.

Ok! E onde entra o 99Webinar?

Ele é uma plataforma para webinars, que você cria uma sala de transmissão e consegue manipular elementos como CTAs, alertas, chat e avisos em tempo real. Junto a isso, você gerencia os comentários. O principal objetivo da plataforma é permitir que o usuário faça toda a configuração em menos de cinco minutos, e possa transmitir seu webinar, sem dificuldades.

Ótimo! E o que preciso?

Além da assinatura do 99Webinar, você precisará dos equipamentos para sua transmissão (câmera, webcam, microfone), uma assinatura em uma plataforma de vídeo para transmitir sua gravação, e um encoder para converter a gravação.

O que é um Encoder?

Quase todas as plataformas de transmissão de vídeo por streaming (ou transmissão online, ou ao vivo) solicitam que você tenha um desses. O Encoder é um programa que captura o que foi transmitido em áudio e vídeo e o converte para o formato de exibição na web. A maioria das plataformas de transmissão (por exemplo, o YouTube) indica alguns encoders. Use o de sua preferência.

Quais plataformas podemos usar para realizar a transmissão de vídeo?

Youtube:  É a principal ferramenta, por ser a mais conhecida, por ser gratuita, e por permitir a transmissão ao vivo sem uso de encoders específicos instalados em seu computador (usando, no caso, o Hangouts On Air, do Google). Porém, precisamos chamar a atenção para alguns detalhes.

Para incorporar a transmissão do webinar gravado ou transmitido pelo Youtube, é preciso que a opção “Incorporar Transmissão ao Vivo” esteja ativada. Para isso, é necessário que a conta do Ad Sense esteja vinculada à conta do Youtube. Por sua vez, para que se tenha uma conta do Adsense, é necessário que você possua um domínio próprio registrado.

Os encoders sugeridos pela própria ferramenta YouTube (caso deseje utilizar um) estão listados aqui.

Vimeo:  Outra plataforma famosa, que possui diversas finalidades. Porém, a transmissão ao vivo pelo Vimeo é uma funcionalidade presente apenas para os assinantes Premium. Ou seja, para utilizar o Vimeo, é necessário realizar a assinatura da plataforma.

Dailymotion:  Também é uma plataforma gratuita e que permite transmissão ao vivo. Em relação os encoders, o próprio Dailymotion indica três: o Wirecast (uma ferramenta paga), o XSplit Broadcaster e o Adobe Flash Media Live Encoder (sendo estes dois últimos, ferramentas gratuitas). Há toda uma documentação falando especificamente sobre os encoders para o Dailymotion. Veja ela aqui.

Twich.tv:  Conhecida dentro do mundo dos “gamers” (pelo amplo uso na transmissão de jogos ao vivo e gravação de sessões de jogos), ela também é uma plataforma de acesso e uso gratuito. Similar ao Dailymotion, o Twich também pede o uso de um software para a transmissão, sendo o mais comum o Open Broadcaster Studio. A maioria dos usuários recomenda esse programa, mas alguns relatam que ele consome muito processamento do computador.

Periscope:  Junto ao Youtube, ele é a segunda plataforma voltada para transmissões via aparelhos móveis (smartphones e tablets). Usando apenas o seu próprio aplicativo, a transmissão é feita via Twitter.

O que é um “Slug”?

Vindo do termo em inglês, que significa “projétil”, é a parte de uma URL que é legível tanto para usuários quanto para mecanismos de busca. Isso visa tornar a URL de uso e compreensão amigável, e de fácil acesso.

O 99Webinar irá gerar um link, pelo qual o espectador poderá acessar a sua transmissão. Veja o exemplo abaixo:



Pode perceber que o link do seu Webinar no 99 é formado por dois slugs: um da conta (identificando assim a conta que produz o conteúdo) e um do Webinar (identificando o Webinar que está sendo transmitido).

Pode perceber que o link do seu Webinar no 99 é formado por dois slugs: um da conta (identificando assim a conta que produz o conteúdo) e um do Webinar (identificando o Webinar que está sendo transmitido).

Não se preocupe! No passo a passo você vai aprender onde cada Slug é configurado.

Como criar um Webinar?

Para iniciar a criação do seu Webinar, basta clicar no botão que está no canto inferior, com o sinal de “+”.

Uma nova tela aparecerá, onde você vai informar os dados do seu Webinar!

1 – Insira aqui o nome que será usado em seu Webinar. Isso pode ser alterado depois, se desejar.

2 –  Aqui você configura a “slug”, uma espécie de nome que vai identificar o link do seu Webinar.
OBS: nesse local não são aceitos caracteres especiais (letras com acentos, cedilhas ou caracteres comerciais).

3–  Insira aqui o link da transmissão de seu vídeo.
OBS: Se você não estiver com Youtube aberto, e ainda não tiver criado a transmissão, você pode clicar no link abaixo (“Clique aqui para iniciar um evento no Youtube”), e você será direcionado para a área de Eventos dentro da sua conta do Youtube. Para tal, é necessário estar “logado” em sua conta.

4 –  Nessa parte você configura a data e hora da transmissão.

5 – Depois de todas as informações inseridas, basta clicar aqui, em Criar! Simples, não é?

Opções do Gerenciamento de Webinar

Esta lista de opções estará disponível assim que você iniciar seu webinar.

Link de Compartilhamento: Nessa opção você tem o link que você compartilhará para que as pessoas entrem e vejam o seu Webinar. Ao clicar no link, o espectador é levado a uma tela com o player, mas com o qual ele não pode interagir. Para isso, ele vai precisar deixar o nome e e-mail, e só depois disso ele poderá assistir

Chat: É onde você responde as mensagens enviadas, verifica a quantidade de pessoas online e offline, e pode moderar a participação de qualquer espectador. Abaixo, você também confere algumas estatísticas (total de leads capturados com esse Webinar, quantos estão online, quantos foram bloqueados e quantos deles clicaram na sua oferta).

Oferta: Aqui é onde você cria um botão CTA, e o lead que clicar neste botão será direcionado para o seu produto. Nesta opção você pode inserir ou alterar o nome do botão, link do produto, cor e se ele está sendo exibido naquele momento ou não. Para exibir o botão, marque a opção “Exibir botão agora”. Desmarque-a para ocultar.

Escassez: Essa opção insere no seu Webinar um contador que demonstra quantas vagas ou unidades do seu produto estão disponíveis, ou até quantas foram adquiridas. Caso nenhuma das mensagens pré-definidas seja a que procura, você pode usar a opção “Insira sua Mensagem” para definir uma à sua escolha. Da mesma forma que o botão de Oferta, marque a opção “Exibir escassez” para mostrar contador, e desmarque-a para ocultar.

Avisos: Essa opção é usada para deixar disponível qualquer recado ou informação aos espectadores. Eles serão notificados enquanto assistem, e tudo ficará disponível na opção “Avisos”, ao lado do chat.

Configurações de Usuário

Dentro destas configurações, você pode incluir os códigos do Pixel do Facebook e do Google Analytics, além de personalizar o “slug” de sua conta.

Para acessar as configurações de usuário, clique sobre o ícone de sua conta, no canto superior direito, e vá em Configurações.

CAMPOS DE CONFIGURAÇÃO DE USUÁRIO:

Slug da Conta (1): Nesse campo você pode personalizar a slug que identifica sua conta no link do Webinar.

Códigos Opcionais: Nestes dois campos, você pode inserir o código do Gooogle Analytics (2) e do Pixel do Facebook (3).

Marca (4): Em breve, essa opção estará disponível para que você possa inserir sua marca em forma de imagem.

Esconder logo do 99Webinar (5):Marque esta opção para ocultar a logo do 99.

Integração com o LeadLovers (6): Neste campo, você pode inserir o Token de Usuário de sua conta LeadLovers, e integrar a captura de leads do 99Webinar com ela. Para obter o seu Token de Usuário, basta clicar aqui e seguir as instruções.

Opções do Webinar

Integrações (1): Nesta opção, você pode configurar os destinos dos leads que interagem com sua página de cadastro ou com o seu botão de oferta

Modo Perpétuo – Everwebinar (2): Através desta opção, você pode fazer com que um webinar já transmitido seja retransmitido em horários específicos, durante uma determinada quantidade de dias. Não se preocupe! Entraremos em detalhes dessa opção posteriormente.

Leads (3): Dentro desta opção, você acessa à todos os leads capturados durante sua transmissão. Essa lista pode ser exportada através da opção “Exportar”, que fica no canto superior direito.

Configuração Inicial do Seu Webinar (4): Aqui estão as mesmas configurações que podem ser feitas no momento da criação de seu Webinar. Qualquer alteração salva aqui será aplicada imediatamente à transmissão atual.

Métricas e informações dos Webinars

Quando uma transmissão inicia ou é finalizada, você verá que uma miniatura aparecerá, para representá-la e trazer algumas informações:

1 – Aqui temos o nome, data e hora do Webinar;

2 – Este é um menu, que te dá as seguintes opções:

• Editar o Webinar;
• Copiar o Link de compartilhamento;
• Categorizar o Webinar
• Verificar as Integrações;
• Remover o Webinar em questão;

3 – Quantidade de leads capturados por este Webinar;

4 – Quantidade de Leads que clicaram sobre a Oferta;

Leads

Quando entramos em “Leads”, nas Opções de Webinar, nos deparamos com os seguintes dados:

• Nome do Lead;
• E-mail usado pelo Lead para captura;
• Se o lead realizou um clique na Oferta. Caso ele tenha feito, a esfera da coluna “Clique” ficará colorida. Caso não, terá um tom de cinza.

Webinário Perpétuo

Como explicado anteriormente, essa opção nos permite manter um webinar (já transmitido e encerrado) em algo similar uma “reprise”. Ou seja, eu posso definir que aquele webinar será colocado em transmissão novamente por diversas vezes, seguindo um padrão de intervalo de tempo.

O método mais simples de executar essa configuração, é indo no menu lateral de um dos webinars já gravados de sua conta, e pedir a opção “Perpétuo”, indicada abaixo.

OPÇÕES DE CONFIGURAÇÃO DO WEBINAR PERPÉTUO

Frequência (1): É onde definimos se a frequência de transmissão desse webinar perpétuo será diária, semanal ou mensal. Exemplos: eu posso definir que seja transmitido à cada 3 dias (frequência diária), ou semanalmente às quartas e domingos (frequência semanal) ou sempre no segundo sábado do mês (frequência mensal).

Frequência diária (2): Já aqui se define quantas vezes o webinar vai ser transmitido no dia, definindo um intervalo de horas ou se será apenas uma vez (e nesse caso, definindo em qual horário começará). Também é definido qual a parte do dia será usada. Exemplo: posso definir que a transmissão, apesar de ocorrer de hora em hora, estará disponível apenas entre as 8 horas da manhã e às 21 horas da noite.

Duração (3): Nessa parte definimos por quantos dias ou meses a agenda de transmissão será mantida. Por exemplo, posso definir que um webinar será transmitido no primeiro domingo do mês, às 10 horas da manhã, durante 6 meses.

Descrição da Agenda (4): Aqui lhe é dado uma descrição de como ficou a configuração do seu webinar perpétuo, além da data e hora das próximas 10 transmissões.

Após salvar, você será direcionado para uma tela similar à essa, logo abaixo:

Nesta tela, você pode acompanhar quantas pessoas se inscreveram para assistir cada transmissão (1), quantas dessas pessoas interagiram com o Botão de Ação (2), e acessar o gerenciamento da transmissão (3). No gerenciamento das transmissões, você poderá acessar o chat e interagir com as pessoas que estão assistindo no momento!

ALGUMAS OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

• É muito importante lembrar que a função de Webinar Perpétuo só funciona com os seus webinars que já foram transmitidos e finalizados.

• Visto o item anterior, a opção de Webinar Perpétuo está disponível para vídeos gravados com antecedência na sua ferramenta de transmissão (Youtube, por exemplo). Mas, para que ela funcione, você deve fazer uma transmissão desse vídeo pelo 99Webinar. Novamente, a transmissão deve estar devidamente encerrada, e só depois poderá ser criado um modo perpétuo para ela.

• Um Webinar Perpétuo vai mostrar as mesmas ações feitas durante a transmissão original. Isso vale para o botão CTA e os avisos.

Exemplo: se você ativou um botão CTA logo no início da transmissão, as “reprises” também terão o mesmo botão logo no início.

• As conversas que aconteceram no chat são todas ao vivo. É possível ir até o gerenciamento do webinar que está sendo transmitido e participar das conversas.

• A opção “Descrição de Agenda” mostra as dez próximas transmissões, mas isso não significa que haverão apenas dez transmissões. A agenda será executada, respeitando as configurações de frequência escolhidas, durante todo o tempo de duração determinado.

Exemplo: se eu programei um Perpétuo, com uma nova transmissão a cada 4 horas, todos os dias, e coloquei como duração “18/10/2018 até 28/10/2018”, as transmissões serão realizadas em todos os dias desse intervalo de tempo, de 4 em 4 horas.

Não achou o que procurava?
Mande-nos sua dúvida [email protected]
fb.com/99webinar